Os Vans podem ser reciclados?   

Em todo o mundo, estamos a consumir moda a um ritmo alarmante e isto tem um enorme impacto no ambiente. Um par normal de sapatos demora mais de 50 anos a decompor-se totalmente quando enviado para os aterros. Em resposta, a reciclagem tem estado presente nas mentes de muitos, e tu mesmo deves estar a pensar em como podes fazer a tua parte. 

Recycling_Vans_shoes

 

Então, os Vans podem ser reciclados?

Em poucas palavras, sim. Os ténis Vans podem ser reciclados de várias formas diferentes, e reciclá-los é uma excelente forma de prolongar a vida útil dos teus ténis, garantindo que acabam por ser muito menos prejudiciais para o meio ambiente. 

Na Vans, utilizamos vários materiais diferentes para criar os nossos ténis, incluindo pele, borracha e algodão, que são todos materiais naturalmente recicláveis. Na verdade, uma das características mais marcantes dos nossos ténis é o seu fabrico em borracha vulcanizada, que pode ser encontrada na maioria dos nossos modelos, incluindo os nossos Vans Old Skool Shoes

Embora o processo de produção destes materiais tenha um impacto ambiental, garantimos a parceria com organizações que estão a reduzir ativamente a sua pegada de carbono, como o Leather Working Group e a Better Cotton Initiative. 

 

Recycling_Vans_shoes

 

Leva-os a um centro de reciclagem ou a um contentor de doação de roupa

A maneira mais fácil para reciclares os teus Vans é levá-los a um centro de reciclagem local ou contentor de doação de roupa. Este método de reciclagem é rápido e conveniente, e provavelmente estás mais perto do que imaginas de um contentor de doação  de roupa, muitos destes espalhados pelos principais pontos da cidade. 

A maioria dos centros de reciclagem e dos contentores de roupa irão aconselhar-te a amarrar juntos os dois sapatos, para que não se percam um do outro. Sempre que possível, os sapatos são recolhidos por lojas de caridade e revendidos ou enviados para os países em desenvolvimento para as pessoas mais necessitadas. No entanto, se os ténis não puderem ser revendidos ou reutilizados, os têxteis serão desagregados e utilizados para qualquer outro fim, desde o isolamento térmico de prédios até brinquedos de parques infantis. 

 

Recycling_Vans_shoes

 

Transforma e reutiliza

A reciclagem não tem de significar que te deves livrar completamente dos teus ténis. Se os teus Vans ainda estão em estado utilizável, mas poderiam melhorar com um pouco de amor e carinho, então o upcycling é uma ótima maneira de reciclá-los e reutilizá-los de forma eficaz. 

Existem várias formas de dar aos teus Vans uma nova vida através do upcycling, e esta tarefa nem sequer é extremamente difícil. Embelezar os teus Vans com atacadores novos e uma boa limpeza conta tanto quanto tingi-los com uma nova cor ou exercitares a tua criatividade com uma caneta de tinta permanente e uma pistola de cola quente!

 

Recycling_Vans_shoes

 

Doa a Instituições de caridade

À semelhança do que acontece nos centros ou lojas de reciclagem local, os bazares de caridade são também uma excelente opção de reciclagem para os teus Vans, enquanto estes ainda estiverem em condições de utilização. Quando doas a um bazar de caridade, os teus ténis serão revendidos, e os lucros vão diretamente para a respetiva obra de caridade. Alternativamente, os ténis serão embalados e doados a alguém mais necessitado.

Quando doas a uma loja de caridade, é importante pensar se outra pessoa iria querer os teus ténis. Se estiverem num estado menos desejável ou insusceptíveis de reparação, provavelmente é melhor destiná-los a um centro de reciclagem.   

 

Recycling_Vans_shoes

 

Faz compostagem do algodão

A compostagem do algodão é um método de reciclagem ligeiramente menos convencional, mas é algo que será, acreditamos, muito mais comum nos próximos anos. Se os teus Vans têm algodão natural como parte da sua composição, então é possível escolheres este método de reciclagem, embora necessite de um pouco de esforço e tempo extra. 

Muitos dos nossos ténis, incluindo os Vans Checkerboard Classic Slip-Ons, são fabricados em lona produzida a partir de algodão, tornando a parte superior do material compostável. 

Para pôr o teu algodão na compostagem, terás primeiro de certificar-te de que a parte de algodão do teu sapato está separada de quaisquer fechos, botões ou materiais que não sejam de algodão. A seguir, podes cortar ou rasgar o tecido em pedaços menores para acelerar o processo de compostagem antes de simplesmente deitá-lo no recipiente de compostagem e deixar a natureza fazer o seu trabalho. 

Lembra-te de descartar os outros materiais de forma eficaz, depositando-os no centro de reciclagem de têxteis, para que possam ser transformados em algo novo. 

A combinação dos nossos esforços para gerir os resíduos é extremamente importante para o ambiente, e a reciclagem, tanto quanto possível, é uma excelente forma de todos nos envolvermos. Além disso, estamos constantemente à procura de mais formas de fazermos a nossa parte no que diz respeito ao fabrico. Se queres de saber mais sobre o processo de produção, visita o nosso blog para saberes como os ténis Vans são feitos

 

Related Content