A evolução da música na cultura do Skate

Se praticas skate, sabes como a música é importante para a cultura. Mas até que ponto conheces a história da música de skate ao longo dos tempos?

A cultura do skate faz parte da nossa vida desde a fundação da Vans em 1966 - e desde então teve uma influência enorme não só no skateboarding, mas também na moda e na música. A Van Doren Rubber Company abriu as oficialmente as suas portas em Anaheim, Califórnia, em março de 1966, tendo como primeiro lançamento os sapatos hoje conhecidos como Vans Authentic.

O famoso slogan “off the wall” da Vans fez a sua estreia 10 anos depois, em 1976. Durante este período, os skaters estavam a fazer novos truques em piscinas vazias, patinando fora da parede. Como os skaters estavam à margem da sociedade, expressando-se através da sua paixão pelo desporto, “off the wall” parecia ser o slogan perfeito para uma marca que ajudava os skaters a viver e a respirar criatividade através do skate, arte, música, moda e cultura.

Os skaters em toda a Califórnia já tinham sido vistos a usar sapatos da Vans graças à sua durabilidade, aderência e conforto - tudo características incorporadas com as necessidades do skateboarding em mente. O lugar da Vans na cultura do skate foi cimentado com a introdução do slogan e logótipo “off the wall”, que foi inspirado pelo filho de um dos fundadores, que tinha criado o logótipo como uma estampa a ser pintada com spray nos seus skates.

A Vans é desde então um elemento chave da cultura do skate, tendo a música sido sempre uma grande parte dessa cultura. A Vans Warped Tour foi o maior festival itinerante de música nos EUA e sempre se manteve atualizada sobre o que era relevante no mundo da música de skate. A digressão começou como um festival de skate punk e terceira vaga de ska, mas posteriormente transformou-se numa digressão de pop-punk e metalcore.

Qual é a história da cultura da música de skate?

O skateboarding e a música estão há muito ligados aos skaters a bombar o som que os inspira enquanto estão com os amigos ou simplesmente a ouvir as suas músicas preferidas no seu skate.

Nos últimos 20 anos, a música de skate tornou-se ainda mais proeminente com o lançamento do videojogo de Tony Hawk em 1999, acompanhado de uma banda sonora pop-punk. Ao jogo seguiram-se vídeos de skate online de skaters profissionais e amadores, e, claro, o chocante programa de partidas, Jackass, a chegar aos ecrãs em 2000. Façamos uma retrospetiva da história da música de skate e algumas das suas maiores influências.

Música de skate = reggae?

O skateboarding esteve sempre associado à contracultura, por isso faz sentido que a música de skate esteja também assente na rebeldia e oposição à corrente dominante. Apesar de atualmente se pensar na música de skate como sendo música punk, nos anos de 1980, o reggae era sinónimo de skateboarding. O grupo de skate SMA Rocco Division foi o grande influenciador, com muitos dos que estavam envolvidos na indústria do skate a gravar canções reggae, incluindo a "I N I Style" por Jef Hartsel, Jamie Zebulon e Albert Naphtali.

Mesmo fora do skateboarding, a cultura do skate continuava a causar impacto. Na altura em que o famoso estampado checkerboard da Vans estava a ser criado, nos anos de 1970, estava a surgir no Reino Unido a segunda vaga de música ska, juntamente com um movimento para ultrapassar as tensões raciais no país. As bandas associadas ao movimento, incluindo os The Specials, usaram padrões axadrezados para simbolizar a unidade racial, e os apoiantes depressa começaram a usar os Vans Slip-On Checkerboard em sinal de solidariedade.

O punk define a cultura

A partir dos finais dos anos de 1980 e início dos anos de 1990, a música punk tornou-se no pilar da música de skate, com vários skaters a criar vídeos caseiros com os seus truques, tendo como banda sonora as suas canções favoritas. Mesmo antes de existir Spotify, estas listas de reprodução de skate ajudaram a definir o que era bom – se uma banda tocava num vídeo de skate, então valia a pena ouvi-la. Muitas das bandas destes vídeos, como os Black Flag, os Descendents e os Faction, eram também skaters.

Tal como os skaters definiram o que era bom na música, os músicos também ajudaram a promover os perfis dos skaters. Os Sonic Youth usaram o realizador de vídeos de skate Spike Jonze para o vídeo do seu single “100%” em 1992, onde também aparece o skater Jason Lee.

Do hip hop ao skate punk

Nos anos de 1990, o hip hop entranhou-se na cultura do skate, com artistas como Nas, Gang Starr e Mobb Deep a aparecerem em vídeos de skate. Isto coincidiu com a ascensão do skate street como a modalidade mais popular de skateboarding em vez das antigas tábuas de freestyle que eram reinavam nas ruas.

Contudo, o hip hop era apenas uma pequena parte disso – a maior parte era das bandas de skate punk. Influenciadas por bandas punk dos anos 1970 e 1980, como os Buzzcocks e os Adolescents, o skate punk fez uma abordagem mais melódica e entrou no mainstream nos anos 1990. Bandas como NOFX, Pennywise, Bad Religion, No Use For A Name, Green Day e The Offspring eram ícones da cena skate punk, com muitas a obter bastante sucesso depois de aparecerem na Vans Warped Tour.

O Pro Skater de Tony Hawk foi lançado em 1999, e com ele, uma banda sonora que remetia para décadas passadas de música de skate, assim como para os sons dos favoritos atuais do skate. Aqueles que jogavam o jogo na altura - quer fossem ou não skaters – ainda são transportados para um tempo e lugar em que sentiam que o jogo realmente os “compreendia”.

O pop punk domina a cena

Os anos 2000 continuaram a promover o punk, skate punk, grunge rock e hard rock como a melhor música de skate, influenciados em parte pelo Jackass e pelo Viva la Bam de Bam Margera. Um dos ícones mais duradouros da cultura da música de skate é a banda CKY, que lançou o seu primeiro álbum, “Volume 1”, em 1999. A banda ganhou visibilidade através da sua inclusão nos vídeos de acrobacias de skate de Bam Margera - e com a sua relação familiar (Bam é irmão do baterista dos CKY, Jess), a sua popularidade cresceu. O pop-punk também arrancou nos anos 2000, com bandas como Blink 182, Sum 41, New Found Glory e Alkaline Trio a inflamar as sessões de skate durante esta década.

A cultura da música de skate atual

Hoje, vale tudo no que toca à música de skate. Vais ouvir muitas influências diferentes de música de skate no parque de skate, desde bandas clássicas como CKY e Black Flag aos ícones do hip hop e até mesmo música mais calma, como indie.

Vans x Spotify

Quer sejas da velha guarda do hardcore e punk, quer ouças as batidas mais modernas quando estás no parque de skate, queremos saber o que toca na tua lista de reprodução de skate.

Temos uma coleção de listas de reprodução no Spotify inspirada na música de skate através dos tempos. Desde a lista de reprodução Old Skool, para recordar os velhos tempos de skate à lista de reprodução Next Era, uma coleção de novos artistas que são realmente “off the wall”, há de tudo para todos.