Como alargar sapatos de lona

Há algumas razões pelas quais poderás precisar de alargar os teus sapatos de lona; simplesmente para os amaciares e ajustares um par que está demasiado apertado. Quem nunca passou por isso? Experimentas os teus sapatos na loja e eles servem perfeitamente, mas depois quando os calças pela primeira vez para sair, eles roem e deixam-te os pés feridos.

Neste guia, vamos mostrar-te algumas das maneiras mais fáceis de alargadores os teus sapatos de lona novos para um ajuste perfeito, quer sejam os clássicos Old Skool ou os icónicos Slip-On.

As melhores dicas para alargar sapatos de lona

O primeiro método, e talvez o mais conveniente, para alargar sapatos de lona é usar umas meias grossas. Podes calçá-las com os teus sapatos de lona para alargar lentamente o material sem magoares os teus pés.

  1. Pega num par de meias de inverno e calça-as com os teus sapatos de lona
  2. Aperta os atacadores como farias normalmente, mas tem atenção para não os apertares demasiado
  3. Anda pela casa algumas horas de cada vez com os sapatos calçados e repete o processo se for necessário

Este método é uma maneira excelente de esticares os teus sapatos lenta e progressivamente por forma a ficarem bem ajustados. Tem apenas atenção para não esticá-los demais e deixar os sapatos demasiado folgados.

Encher os sapatos

Uma outra forma de esticares os teus sapatos de lona é enchê-los, em especial se os teus sapatos novos estiverem particularmente apertados nos dedos e precisarem de mais espaço para os mexeres.

  1. Amarrota algumas folhas de jornal ou enrola uns quantos pares de meias
  2. Empurra as folhas de jornal ou as meias para o fundo dos teus sapatos de lona, metendo bem para dentro de modo a esticar o material
  3. Deixa os teus sapatos a alargar durante a noite e remove o enchimento de manhã
  4. Se os teus sapatos não tiverem ficado suficientemente folgados, repete o processo até ficarem bons

Um método menos convencional é encher sacos de fecho hermético com água, selá-los bem, metê-los dentro dos sapatos, até à biqueira, e pô-los no congelador. À medida que a água congela, o material expande e estica o tecido dos sapatos. Tens é de ter cuidado para não deixares entrar água nos teus sapatos!

Calor

Tal como o frio, o calor pode também ajudar a esticar os sapatos de lona. Um truque fácil que podes fazer em casa é calçar umas meias grossas com os teus sapatos e usar o secador de cabelo para aquecer o tecido.

  1. Calça umas meias grossas com os teus sapatos de lona
  2. Usa o secador de cabelo para aquecer as áreas onde os sapatos estão apertados
  3. Enquanto aqueces cada uma dessas áreas, vai dobrando os pés e mexendo os dedos para ires moldando o mais possível o material dos sapatos
  4. Mantém as meias grossas e os sapatos calçados até que arrefeçam - isto ajuda os sapatos a ficarem esticados mais tempo

Ferramentas para esticar os sapatos

Experimentaste todos os métodos caseiros e os teus sapatos de lona ainda estão um pouco apertados? Existem ferramentas que podes comprar para ajudar o material a ficar mais folgado. Um esticador para sapatos pode ajudar a alargar áreas problemáticas específicas, ao passo que uma forma para sapatos pode esticar todo o sapato de uma só vez.

Esticador de sapatos

  1. Encontra a área do teu sapato que precisa mais de ser esticada
  2. Coloca a bola da ferramenta no interior do sapato e o anel no exterior
  3. Puxa as pegas do esticador até a bola no interior do sapato pressionar o tecido até ao ponto desejado
  4. Aparafusa as pegas usando a rosca que integra a ferramenta
  5. Verás imediatamente que o sapato cede naquela área específica, mas podes deixar o esticador nos teus sapatos durante a noite para ficarem ainda mais folgados

Forma para sapatos

  1. Coloca a forma dentro do sapato que precisa de ser esticado
  2. Gira o parafuso até o tecido começar a esticar
  3. Deixa o sapato a esticar durante a noite e dá uma volta inteira ao parafuso a cada oito horas enquanto for necessário

Podes encontrar estas ferramentas online, ou podes falar com o teu sapateiro para que te arranje alguma delas. As ferramentas para esticar sapatos podem ser excelentes, mas assegura-te sempre que esticas gradualmente a lona dos teus sapatos para que não fiquem demasiado alongados.

Uma vez que encontres o método que mais te convém, vais conquistar o mundo com os teus novos sapatos de lona! Se queres manter os teus sapatos novos impecáveis, vê o nosso guia de como os manter limpos e cuidados.