Como são feitos os sapatos da Vans?

Já te perguntaste como é que os teus ténis Vans favoritos vieram da fábrica para os teus pés? Vamos explorar o processo de fabrico da Vans comprovado ao longo do tempo, pelo qual todos os sapatos são criados por até 450 pares de mãos?


A história da Vans remonta a 1966, quando os irmãos Paul e Jim Ban Doren – juntamente com os amigos Gordy e Serge – abriram as portas da Van Doren Rubber Company na 704 East Broadway em Anaheim, Califórnia. A carreira de 20 anos do Paul na Randy's, uma fábrica de sapatos na sua Boston natal, deu-lhe o conhecimento do setor necessário para criar de raiz a sua própria marca de sapatos.

O processo original de fabrico e concretização da Vans era simples: os colaboradores faziam os sapatos com sola de borracha todas as manhãs e vendiam-nos diretamente na fábrica da empresa em Anaheim à tarde.

Ao longo dos 30 anos seguintes, os sapatos da Vans eram fabricados em várias fábricas na Califórnia até que as operações de fabrico da empresa foram deslocadas para a China e Vietname no final dos anos de 1990.

De que material são feitos os sapatos da Vans?

Uma das características típicas da Vans é o fabrico com borracha vulcanizada, que é apreciada pelos skaters devido à sua aderência e apoio superiores quando estão no skate.

A borracha vulcanizada é única, no sentido em que passa por duas fases de “cozedura”: a borracha é curada pelo calor e comprimida, depois uma segunda “cozedura a vapor” acontece depois da montagem para garantir um sapato durável e, ao mesmo tempo, fácil de moldar ao pé.

O método original de vulcanização, que é ainda o mais comum, é misturar enxofre com a borracha natural antes de a aquecer. O enxofre muda a composição química da borracha, criando ligações cruzadas dos polímeros para tornar o material resultante mais forte e resistente.

Uma das primeiras utilizações da borracha vulcanizada ocorreu em 1876, quando uma empresa no Reino Unido começou a fazer sapatos plimsoll com sola de borracha. Desde a sua génese no final do século XIX, a vulcanização tornou-se numa técnica bastante utilizada, e a maioria dos produtos de borracha são vulcanizados.

Os materiais sintéticos como a espuma de EVA e nylon leve não podem ser usados em sapatos vulcanizados, já que tendem a derreter durante o processo de vulcanização. É por isso que materiais como a lona e a camurça – que conseguem suportar calor elevado durante o fabrico – são usados para as partes superiores dos sapatos da Vans.

O que é o processo de fabrico da Vans?

Atualmente, a Vans fabrica entre 70 e 85 milhões de pares de sapatos todos os anos, com todos os sapatos a serem trabalhados ou inspecionados por 450 pessoas. Apesar de as operações serem feitas numa escala muito maior do que nos primeiros tempos, o processo de fabrico da marca manteve-se praticamente o mesmo.

Cada par de sapatos passa por um processo de fabrico com cinco passos:

  1. A primeira fase da vulcanização ocorre na sala da borracha, o berço da tradicional sola com padrão waffle. Aqui, a borracha é curada a quente antes de ser comprimida.
  2. As solas dos sapatos são “furadas” a partir da borracha comprimida.
  3. As solas são prensadas num formato cruzado para criar a icónica sola com padrão waffle.
  4. Os sapatos passam para a sala de montagem, onde as partes superiores e os detalhes dos sapatos são escolhidos e aplicados. Grande parte da aparência do sapato é criada nesta fase, onde lona costurada ou painel de camurça é ajustado num molde para criar uma parte superior robusta e são aplicados os detalhes. Três tiras em borracha designadas “tiras laterais” são então aplicadas na parte superior e na sola antes do excesso da sola exterior é aparado e o logótipo da Vans é colocado no calcanhar.
  5. Os sapatos são lacados antes de entrarem no forno de vulcanização, onde as condições ideais de calor, pressão e humidade fortalecem o sapato para concluir o seu fabrico.

Uma vez concluído o processo de fabrico, os sapatos ficam prontos para serem colocados em caixas ou podem ser impressos padrões, dependendo do estilo.

Quanto tempo levam as personalizações dos sapatos Vans?

A Vans imprime padrões personalizados, fotografias e desenhos em todos os modelos icónicos, incluindo os Old Skool, os Authentic, os Slip-On, os Era e os Sk8-Hi. Em 2017, a Vans desvendou uma máquina nova e revolucionária que permite que os desenhos personalizados sejam impressos nos sapatos em menos de 15 minutos.

O vice-presidente criativo da Vans, Jamie Reilly, afirmou à Fast Company que a nova máquina de personalização da Vans permite que os fãs se exprimam, o que tem sido sempre um foco principal da marca.

“O checkerboard é um elemento icónico da marca Vans, mas teve origem nos miúdos que desenhavam nos seus sapatos”, diz Reilly. “Por isso isto é outra forma interessante de vermos o que as pessoas querem. A nova máquina ajusta-se aqui como outra experiência que nos ajuda a ligar-mo-nos melhor aos nossos clientes e a oferecer-lhes outra plataforma para a sua própria criatividade e expressão.”

A tradição da Vans de fazer sapatos personalizados remonta ao nosso início na Califórnia da década de 1960. Reza a lenda que uma cliente entrou na loja logo no primeiro dia e pediu uns sapatos numa cor que não estava disponível. Paul Van Doren disse-lhe:

“Traga-me o tecido que quer nos seus sapatos e eu faço-os por mais 50 cêntimos.”

O resto, como se costuma dizer, é história.