Para fazeres tu: Como limpar os ténis Vans

Os ténis Vans foram concebidos para aguentarem o desgaste do parque de skate, mas de vez em quando também precisam de amor e carinho. Dá aos teus sapatos a sua forma original com o nosso guia oficial para fazeres tu a limpeza rápida e limpeza de fundo dos teus ténis Vans.

 

Como limpar os teus sapatos da Vans – respostas às tuas questões

A seguir respondemos às perguntas mais frequentes sobre a limpeza de ténis Vans de camurça, couro e lona.

Posso pôr os ténis Vans na máquina de lavar?

Não recomendamos. Mesmo que os ponhas dentro de uma fronha, podem ficar danificados ainda assim.

Então, como posso limpá-los?

Encontras diferentes maneiras recomendadas para limpares os teus ténis Vans, dependendo do que são feitos, adiante nesta página.

E o interior dos meus ténis Vans?

Podes usar uma pasta feita com bicarbonato de sódio e um detergente suave para branqueares o interior dos teus ténis Vans. Põe uma toalha na tua superfície de trabalho, depois pega numa escova pequena ou numa escova de dentes e espalha a pasta no interior dos teus ténis. Deixa atuar durante 15 minutos, e depois enxagua com água morna e deixa secar ao ar.

Como branquear a tira branca dos teus Vans

A maior parte dos ténis Vans tem uma tira branca em borracha na parte exterior da sola que lhes dá uma imagem distintiva. O teu primeiro instinto poderá ser o de usar lixívia, mas isso pode tingir os teus sapatos de amarelo. Põe os teus sapatos como novos com estes passos.

  1. Escolhe um espaço de trabalho e cobre-o com uma toalha ou lençol.
  2. Usa fita adesiva para cobrires o material do sapato e, assim, evitares danificar a parte superior ou as laterais com o produto de limpeza.
  3. Enche um recipiente pequeno com um produto de limpeza da nossa lista recomendada: vinagre branco, sumo de limão, álcool ou acetona. Podes também usar a espuma de limpeza da dos kits de cuidados com o calçado da Vans.
  4. Pega numa escova de dentes velha, ou numa escova pequena de limpeza com cerda macia, mergulha-a no produto de limpeza e dá lustro com a borracha branca em pequenos movimentos circulares.
  5. Limpa com um pano limpo e húmido e já está!

Podes usar o mesmo método para limpar as solas de borracha dos teus Vans. Assegura-te de que limpas primeiro o pó e impurezas com uma escova.

Limpar ténis Vans de couro ou camurça

Os ténis Vans de couro e camurça duram anos, pelo que podem ficar um pouco gastos com as tuas manobras nas rampas de skate ou no pavimento. Eis como podes fazer uma limpeza rápida ou de fundo dos teus ténis Vans de camurça.

 

Limpeza rápida da camurça

 

Passo 1

Escova a poeira e impurezas dos teus sapatos com uma escova com cerda de camurça macia.

Passo 2

Remove as manchas escuras, esborratando-as cuidadosamente um pano mergulhado em partes iguais de água e vinagre branco, tendo o cuidado de não saturar todo o sapato.

Passo 3

Usa uma borracha mágica para limpar a tira de borracha do exterior dos teus Vans de camurça.

Passo 4

Deixa os teus Vans a secar ao ar.

 

Limpeza de fundo da camurça

 

Passo 1

Usa uma escova com cerda de camurça macia para remover a poeira da parte superior, laterais e solas dos teus ténis.

Passo 2

Para fazeres uma limpeza de fundo das nódoas difíceis, usa um pouco de produto de limpeza especial para camurça numa escova de dentes e passa nas áreas manchadas da camurça.

Passo 3

Limpa a tira de borracha e as solas com sabão e água, usando uma escova de dentes ou uma escova de limpar com certa macia.

Passo 4

Deixa os teus Vans a secar ao ar.

Limpeza de fundo do couro

 
 
Para uma limpeza rápida dos sapatos de couro, salta o passo 3 e deixa os teus sapatos a secar durante a noite.
 

Passo 1

Começa por remover a sujidade das solas, laterais e topo dos teus ténis com uma escova de sapatos.

Passo 2

Limpa os teus sapatos de couro usando o gel de limpeza de calçado Nikwax e uma escova sintética.

Passo 3

Uma vez que os teus ténis estejam limpos, passa um produto impermeabilizável no couro e na costura (mais uma vez, recomendamos o Nikwax).

Passo 4

Deixa os teus sapatos a secar naturalmente ao ar durante 24 horas.

Limpar ténis Vans de lona

A limpeza dos ténis Vans de lona é fácil se souberes como o fazer. Os métodos de limpeza rápida e limpeza de fundo a seguir são adequados para os ténis Vans sintéticos e em lona. Podes também investir num  kit de cuidado com o calçado da Vans para melhores resultados.

 

Limpeza rápida da lona

 

Passo 1

Usa uma escova para remover a poeira e lama antes de começares a limpar o tecido.

Passo 2

Usa água morna com sabão e uma escova de dentes para limpares a parte superior, laterais e tira de borracha dos teus ténis Vans, escovando cuidadosamente para remover as nódoas difíceis.

Passo 3

Usa um pano limpo e húmido para limpares e removeres quaisquer bolhas de sabão.

Passo 4

Deixa a secar ao ar.

Limpeza de fundo da lona

 

Passo 1

Remove a limpeza ou lama usando uma escova de sapatos, tendo o cuidado de limpar as tiras de borracha e as solas.

Passo 2

Limpa as nódoas difíceis pré-lavando com um tira-nódoas. Aplica diretamente nas nódoas e deixa atuar durante 15 minutos.

Passo 3

Remove as palmilhas e os atacadores dos teus ténis Vans, e depois lava-os à mão com água morna e uma pequena quantidade de detergente suave.

Não recomendamos a lavagem à máquina.

Passo 4

Embrulha os teus ténis Vans húmidos numa toalha e pressiona o excesso de água antes de os deixares a secar.

Passo 5

Limpa os atacadores num alguidar com água morna misturada com um pouco de detergente suave. Limpa as palmilhas, escovando-as com uma mistura de bicarbonato de sódio e detergente suave numa escova de dentes. Deixa atuar durante 15 minutos antes de os enxaguares e deixares a secar ao ar.