O Que São Caps?

Os chapéus sempre desempenharam um papel importante na moda casual. São um acessório de moda divertido que pode ser usado com qualquer roupa para dar mais personalidade. Por exemplo, um gorro pode deixar um par de calças de ganga e blazer mais casuais, dando-lhes um toque mais urbano. Outro exemplo é um boné, que não só é funcional para proteger-te do sol ou da chuva, mas que quase se tornou um sinónimo da cultura do skate.

Existem vários tipos de bonés e a maioria pertence\ à família dos bonés de desporto. Já deves ter ouvido falar de bonés de camionista a boinas dos avôs. Mas o cap é outro tipo de estilo de boné que foi popular nos anos 1990, graças a rappers famosos, como o Ice Cube e o Tupac. Recentemente, voltaram a estar na moda, trazendo com eles a energia do hip-hop.

O que significa cap?

As pessoas normalmente confundem os bonés de desporto com os caps, e com razão. Ambos têm características parecidas, tais como a aba frontal e a coroa arredondada que se encaixa perfeitamente na cabeça de quem o usa.

Tanto os bonés de desporto como os caps podem frequentemente ter palavras escritas na parte da frente ou um logótipo impresso. Além do mais, tal como os bonés de desporto, os caps também têm a sua origem no desporto. Na verdade, são uma versão modificada do boné de desporto.

Os Brooklyn Excelsiors foram a primeira equipa de beisebol americano a usar caps em 1958. Eles modificaram o design original e apresentaram um novo tipo de chapéus: com uma aba plana e larga. O estilo começou a ganhar seguidores e a empresa New Era começou a replicá-los para equipas, tais como os Cleveland Indians, os Brooklyn Dodgers e os Detroit Tigers.

Por volta dos anos 1970, o cap foi esquecido, quando as pessoas começaram a usar bonés de desporto fora dos estádios. Quase toda a gente os eliminou da consciência coletiva até os artistas de hip-hop dos anos 1990 os começaram a utilizar novamente.

Qual é a diferença entre um boné de desporto e um cap?

Isto é, qual é a diferença entre um boné e um cap? Há diferenças subtis no formato dos dois tipos de bonés que contribuem para a popularidade do cap.

Painel frontal

Um chapéu de desporto é, normalmente, um chapéu de lona macia. É um chapéu feito à medida que envolve o formato da cabeça de quem o usa. Por outro lado, o cap tem uma parte frontal dura e com um formato definido. É feito de seis rebordos rígidos que lhe dão uma forma tipo cúpula.

As pessoas não precisam usá-lo diretamente no seu couro cabeludo. Na verdade, a forma mais estilosa de usá-lo é deixar um espaço entre a cabeça e o cap.

Aba plana vs. aba curvada

Uma das diferenças mais visíveis entre os bonés é o formato da aba. Um boné de desporto tem uma aba pré-curvada que dá mais sombra ao redor dos olhos. Muitas vezes vê-se os jogadores de beisebol a encurvar ainda mais a aba para ajudar a proteger a sua visão do sol.

O cap é o oposto. É um boné com uma aba plana que foi feita para se manter assim. É também mais larga e mais firme do que a do boné desportivo. É muito mais ousado e chama a atenção.

Tamanho ajustável

Muitas vezes, um boné desportivo pode ser de um tamanho específico, que não pode ser alterado. Isto significa que tens de comprar bonés de acordo com as dimensões específicas da tua cabeça. Outras vezes, um chapéu desportivo pode ser ajustado com duas tiras de velcro na parte de trás da cabeça. Diferentes estilos de chapéus desportivos podem ter uma correia ajustável com um fecho metálico.

Os caps são sempre de tamanho único, servem a todos, com a ajuda de duas tiras de plástico na parte de trás do boné. Uma tira de plástico tem buracos e a outra tem pontos de plástico elevados. As duas partes encaixam-se uma na outra para se ajustarem perfeitamente à tua cabeça.

Como usar um cap

Este tipo de boné é uma verdadeira afirmação de moda, mas só funciona com alguns estilos de vestuário. Por exemplo, roupas de trabalho ou elegantes não devem dispensar o cap. Mas roupas casuais podem desfrutar do cap.

Por exemplo, podes usar uma camisa de manga comprida com um cap para criar um visual elegante. Com este estilo, é melhor usar o cap para a frente.

No geral, usar o cap para a frente dá um visual elegante. Demonstra uma certa seriedade combinada com uma atitude descontraída. Para as pessoas de cabelo comprido, é melhor esquecer o rabo-de-cavalo a sair de fora. Em vez disso, usa o teu cabelo solto ao redor do cap para evitar parecer muito desportivo.

Se queres usar o cap para trás, é recomendado combinar com um estilo hip-hop. No entanto, certifica-te de que usas a aba para cima, quase a tocar na tua nuca, com a testa exposta. Senão, corres o risco de parecer antiquado.

Nunca uses o cap de lado! As pessoas podem ter conseguido usar esse visual no passado, mas não funciona nos anos 2020.

Mistura e combina para mostrares a tua personalidade

Agora que sabes a diferença entre um boné desportivo e um cap e como melhor usá-los, está na altura de apimentar o teu vestuário. Vê a nossa coleção de chapéus para homem e mulher, e começa a criar um guarda-roupa que irá destacar-te na multidão.