Posso usar Vans sem meias?

Os slip-on da Vans são um ícone de moda há mais de 50 anos, com os estilos a variar ao longo deste período. Usar os ténis sem meias está em voga, mas nem sempre foi assim — se olhares para um álbum de fotos de verão da década de 1970, as crianças estarão certamente a usar meias subidas.

Quando falamos da cultura do skate, o estilo adoptou um rumo paralelo à moda massificada e forjou os seus próprios looks e silhuetas. Mas então, existem regras sobre como usar meias com os Vans? É óbvio que não. Mas, continua a ler para veres algumas dicas de estilo e funcionalidade...

Posso usar Vans sem meias?

Se vais usar os teus Vans por um período curto de tempo, não faz mal que não uses meias. Mas se o tempo está quente ou se vais fazer exercícios, vai haver um excesso de transpiração, assim como acontece com qualquer calçado. Isto faz com que os ténis fiquem escorregadios, depois pegajosos e, por fim, desagradáveis.

Se gostas do visual sem meias, escolhe um par de meias invisíveis. As meias absorvem boa parte da transpiração e são fáceis de trocar e meter na máquina de lavar após cada uso. Também facilitam pôr e tirar os teus ténis, uma vez que os teus pés não estarão peganhentos de suor. Portanto, normalmente é uma boa ideia usar meias com os teus Vans, mesmo quando não as consegues ver.

Porque é que os skateboarders usam meias subidas?

Os skateboarders têm uma estética própria, e as meias subidas são um aceno à cultura do skate dos anos 1970 e 1980. As meias subidas podem também oferecer alguma proteção contra arranhões e irritações na pele, mas o estilo é provavelmente o motivo principal — os skateboarders estão habituados aos arranhões.

Naturalmente, nem todos os skateboarders usam meias subidas. Alguns usam meias pelo tornozelo e outros preferem não usá-las de todo. Mas se vais usar meias, é importante fazê-lo com estilo, talvez com um par das nossas Classic Crew. Todos os skaters sabem disto.

O que é que são meias de skate?

As meias de skateboarding normalmente têm mais acolchoamento ao redor do tornozelo e compressão no arco, o que auxilia a ter mais suporte e aderência quando estás a fazer as manobras. Não devem ser confundidas com meias para o hóquei no gelo, que são fabricadas para os patins e também são chamadas de meias de skate.

As meias de skate Vans são feitas para terem flexibilidade, promoverem o apoio dos pés e controlo da transpiração, com acolchoamento nos sítios certos para evitar bolhas quando fazes longas sessões de treinos. São feitas de 49% de poliéster, 34% de algodão, 11% nylon, 5% de elastodieno e 1% de elastano — cenas bastante técnicas, mas é tudo para melhorar o conforto e a usabilidade quando te estás a exercitar na tua prancha.

Devo usar meias com os meus Vans slip-on?

A maior parte das pessoas prefere usar algum tipo de meia com os slip-on da Vans, quer sejam meias invisíveis ou uma peça de destaque, principalmente para deixá-los o mais confortável possível e para controlar os maus odores. Ademais, é muito mais fácil lavar as meias do que o calçado, portanto faz todo sentido usá-las.

Meias invisíveis são o meio-termo prefeito se gostas de ter os tornozelos à mostra, mas queres manter longe aquele mau-cheiro. Para resultados ainda mais imperceptíveis, garante que as tuas meias são da mesma cor que o cabedal (parte que envolve as laterais e a parte traseira dos pés) ou a formação (parte interna que tem contato com os pés).

Os skaters usam-nas à sua maneira

Ninguém vai dizer aos skaters como devem usar as suas roupas. Naturalmente, há um certo look que faz logo realçar o skater num grupo de pessoas, mas dez minutos no parque de skate local ou na pista irão mostrar-te que podes usar o que bem te apetecer. Usar meias é uma ótima forma para ficares confortável e dar mais estabilidade aos teus pés, além de evitar que os teus Vans fiquem mal-cheirosos, portanto, recomendamos.