Mochilas vs Rucksacks: Vamos desfazer as malas para ver as diferenças

Descobre tudo o que precisas de saber e o que distingue estes duas peças icónicas. E descobre qual é a mais indicada para levares as tuas coisas.

Num mundo onde o transporte deve ser prático e simples, existem duas opções dominantes: sendo elas as mochilas e os rucksacks. Para algumas pessoas, mochilas e rucksacks são a mesma coisa. Mas para outras, são dois sacos completamente diferentes. Neste guia, vamos esclarecer as diferenças de uma vez por todas, e veremos como é que estes acessórios icónicos diferem em termos de funcionalidade e estilo.

Perceber as diferenças entre mochilas e rucksacks

Apesar de terem uma aparência bastante semelhante, existe definitivamente uma diferença entre mochilas e rucksacks. Embora possam ser utilizadas para as mesmas coisas, saber como usar cada uma faz uma grande diferença – especialmente quando se trata de escolher qual é a melhor para usar no dia a dia ou para atividades ao ar livre.

Mochilas

As mochilas costumam ter duas alças para pôr às costas, tal como os rucksacks. Aqui a grande diferença está nas características. As mochilas assumem quase todas as formas e tamanhos. Algumas têm apenas uma enorme abertura com um fecho, e outras podem ter vários bolsos, alças e ainda outros elementos.

Rucksacks

Já os rucksacks costumam ter bolsos adicionais, bem como cintos na zona do peito e cintura, facilitando o transporte de cargas mais pesadas. A palavra “rucksack” vem do alemão e o termo é muito utilizado pelas forças militares ocidentais, como é o caso do Reino Unido e dos Estados Unidos da América. “Rucking” é um termo utilizado para descrever uma atividade militar bastante comum. No entanto, este termo não tem uma tradução exata em português. Contudo, pode ser traduzido como “caminhada de mochila às costas”. E agora que já sabes o significado da expressão original, é fácil de perceber de onde vem palavra.

Quais são os vários tipos de mochilas?

Ao longo dos anos, aquela mochila modesta que conhecemos tem vindo a ser alterada para se transformar no “saco que dá para tudo”. E hoje em dia, há uma vasta gama e tipos de mochilas disponíveis, num variadíssimo leque de formatos e tamanhos. Aqui, iremos falar de todas as diversas opções

Mochila clássica

Vamos começar pela mochila que todos conhecemos: aquele saco resistente de duas alças, para pôr aos ombros e que se vê em todo o lado. As opções são infinitas, desde mochilas leves a versões minúsculas e modernas, mochilas de desporto e mochilas enormes com vários bolsos e acessórios onde podes levar o que te apetecer.

Mochilas para o dia a dia

São mochilas leves e compactas, ótimas para pequenos passeios e excelentes para usar no dia a dia. Costumam ter uma capacidade de aproximadamente 10 a 30 litros, o que as torna ideais, em tamanho, para levar coisas essenciais, tais como um casaco, um livro e uma garrafa de água.

Mochilas de caminhada

As mochilas de caminhada foram concebidas para os entusiastas das atividades ao ar livre que precisam de espaço para os equipamentos essenciais. Estas estão disponíveis em vários tamanhos, que vão desde os 30 a 70 litros de capacidade ou mais. Dão prioridade ao conforto, durabilidade, e distribuição do peso, sendo ideais para jornadas longas.

Mochilas de viagem

Precisas de uma mochila para computadorou de uma mala de viagem adequada para viagens mais longas? Criadas para quem costuma viajar e para nómadas digitais, as mochilas de viagem costumam ter uma capacidade entre os 40 e 70 litros, sendo comum terem vários painéis divididos por fechos para tornar mais fácil o acesso ao compartimento principal. Espreita as malas com compartimentos almofadados e fechos que dão para trancar, para que o teu computador fique mais seguro.

Mochilas para a escola / universidade

Estás quase a voltar às aulas? As mochilas para a escola e universidade têm várias divisórias, compartimentos almofadados para o computador, bem como vários bolsos que podes usar para outras coisas. São perfeitas para organizar livros, apontamentos e dispositivos eletrónicos.

Mochilas modernas e para o dia a dia

Estas mochilas são perfeitas para quem tem sempre o estilo em mente e estão disponíveis em vários modelos, materiais, e cores. Vês logo quais são graças aos seus estampados, padrões e texturas ímpares.

Existe alguma diferença entre uma pasta para os livros e uma mochila?

A principal diferença entre uma pasta para os livros e uma mochila normal é a forma como as carregamos. As pastas para os livros costumam ser usadas por crianças da escola primária, é comum terem duas alças e são usadas, tipicamente, como malas de mão. Já a mochila é transportada às costas.

Embora sejam diferentes, as duas continuam a ser usadas de forma idêntica. É comum ver esta situação no ensino secundário, onde as mochilas são usadas para carregar livros pesados e materiais didáticos. Nos últimos anos, os fabricantes começaram a desenhar as mochilas com a função das pastas para os livros em mente. São frequentemente usados nas mochilas materiais resistentes à chuva, fundos quadrados e alças reforçadas para carregar pesos.

Uma mochila para qualquer ocasião

Quer vás para a escola, sair com amigos ou planear uma aventura ao ar livre, há de certeza uma mala para cada ocasião. Quer optes por uma mochila para o dia a dia, uma mochila para skate ou por uma clássica mochila Vans Old Skool, temos tudo o que precisas e várias opções que combinam com o teu estilo e permitem que tenhas a melhor experiência sempre que usas a tua mochila.