Tudo o que tens de saber sobre as Solas de Borracha da Vans

A Vans tem borracha no seu ADN. Foi a empresa de borracha de Paul e Jim Van Doren que começou a fazer sapatos e a vendê-los diretamente ao público em 1966. Apesar de toda a gente ter adorado o conforto e estilo deste calçado informal, os skaters notaram também que a sua borracha vulcanizada aderente o tornava perfeito para as suas manobras.

Em breve, a Vans estava a criar ténis que iam ao encontro das especificações dos skaters, incluindo sapatos com sola de borracha. Mas o que são e como é que beneficiam os skateboarders?

O que são as solas de borracha?

As solas de borracha são feitas de látex natural (borracha) a qual é durável e aderente. O latex é extraído como um líquido da árvore da borracha e depois tratado a quente para decompor as suas proteínas e transformar a substância em borracha sólida. As solas de borracha mantêm a cor castanho caramelo que se forma naturalmente no processo e podem ser reaquecidas para formar a união forte e impermeável com o tecido do sapato.

Acima de tudo, as solas de borracha não são rígidas ou duras como algumas solas em materiais sintéticos. As solas mudam com a pressão e contraem-se nos pequenos contornos da superfície contra a qual pressionam, seja na superfície de uma rua ou de um skate. Isto ajuda os pés dos skaters a manterem-se firmes contra a tábua.

Depois, quando a pressão é aliviada, a sola volta à sua forma original. Esta capacidade para deformar e reformar significa que as solas de borracha podem durar anos, ao contrário das solas rígidas que se desgastam sob a pressão de outras superfícies. Solas de borracha: a sua durabilidade e flexibilidade significam que irão durar indefinidamente.

As solas de borracha são melhores para andar de skate?

As solas de borracha são duradouras e aderentes, o que as torna perfeitas para aderirem a um skate horas e horas. Apesar de alguns skaters adorarem, a tua escolha final de calçado irá depender do estilo de skateboarding que preferes. Por exemplo, a sua aderência de alto nível pode dificultar os kickflips.

Se a borracha se expandir em torno da biqueira, como nos Ténis Skate Authentic, então isso dá aos skaters a aderência extra que precisam quando o skate rola sob o pé durante o flip. Geralmente, se estás a fazer manobras de baixo impacto, as solas de borracha serão ótimas e irão proporcionar-te muitas horas no parque.

Os skaters também adoram as solas de borracha porque estas são geralmente mais finas, o que tem duas vantagens: levam menos tempo a ajustar ao pé e aumentam a sensação no skate. Os teus pés irão sentir melhor o skate e a superfície onde estás, pelo que o sapato será como um prolongamento do teu pé se o ajuste for confortável. Isto significa que irás sentir tudo e poderás avaliar a pressão e direção, o que é fundamental para bons ollies e manuais.

Quando se trata de manobras de alto impacto, porém, os ténis com sola de borracha não são tão apropriados, já que a subtileza é menos importante do que a absorção do impacto em superfícies duras. Se esta é a tua praia, procura calçado de elevado desempenho.

Então as solas de borracha são melhores para o skater ocasional? Diríamos que sim. São boas para o skateboarding normal nas ruas e em algumas pistas suaves no parque de skate. Além disso, o seu visual clássico faz deles a escolha com mais estilo, quer optes por uns ténis Old Skool ou por um par de SK8 high sides.

Se procuras apenas um par ténis com sola de borracha para o dia a dia, vê a Coleção de Sapatos de Skate. O estilo quase não mudou desde 1976 e a sua combinação de lona e sola de borracha tornou-se num básico do vestuário urbano que fica sempre bem.