stretching_vans_shoes

Como amaciar os ténis em tecido

Há várias razões pelas quais podes precisar de alargar o teu calçado em tecido; desde amaciá-los para o primeiro uso, até ajustar um par que está demasiado apertado. Todos nós já passamos por isto: experimentas o calçado na loja, e o tamanho está perfeito, mas quando o usas pela primeira vez, magoa e fricciona os teus pés.

Neste guia, revelamos as maneiras mais simples para distenderes os teus novos sapatos de tecido para um ajuste perfeito, quer seja um par dos nossos clássicos Old Skools ou os icónicos Slip-Ons.

stretching_your_vans

 

Melhores dicas para esticar calçado de tecido

Meias grossas

A primeira e, talvez, mais importante dica para distender um par de sapatos de tecido é tirar da gaveta um par de meias grossas. Podes usá-las com os teus ténis de tecido para, aos poucos, alargar o material sem magoares os pés. 

  1. Põe um par de meias grossas de inverno e usa-as com os teus ténis novos

  2. Amarra os atacadores como os usarias normalmente, certificando-te de que não estão muito apertados 

  3. Usa os teus ténis em casa durante cerca de duas horas por dia e repete o processo conforme necessário

Esse método é uma óptima maneira de alargar os teus ténis de tecido de forma gradual, para garantir que os dilatas somente o necessário. Não queres passar do ponto e ficares com os ténis largos demais, pois não?

 

Preenchimento com materiais no interior

Uma outra forma de alargar o teu calçado de tecido é enchê-lo com papel ou meias, principalmente se os ténis novos estão apertados nos dedos e precisas de um pouco mais de folga. 

  1. Amachuca algumas folhas de jornal, ou enrola algumas meias

  2. Coloca o jornal ou as meias dentro dos ténis de tecido e empurra até chegarem à ponta do calçado. Garante que está tudo bem apertado, para esticar a fazenda

  3. Deixa os materias dentro dos ténis durante toda a noite e remove-os de manhã cedo

  4. Se os ténis ainda não estiverem bem alargados, repete o processo até que estejam do tamanho que desejares

Um método menos convencional é encher dois sacos descongelamento com água e fechá-los bem, antes de os colocar dentro dos ténis. Depois, podes pôr ambos os sapatos, com os sacos no interior, dentro da arca congeladora. A água congelada aumentará de volume e irá esticar o tecido dos ténis. Tem cuidado para não deixar a água vazar para dentro do calçado!

stretching_your_vans

 

Calor

Da mesma maneira que o frio, o calor também pode ajudar a alargar os ténis de tecido. Um truque simples que podes fazer em casa é pôr um par de meias grossas e usar o teu secador de cabelo para aquecer o tecido. 

  1. Calça um par de meias grossas e, depois, calça os teus ténis de tecido

  2. Usa um secador de cabelo para aquecer cada uma das zonas onde os ténis estão demasiado justos

  3. Enquanto o tecido aquece, move os dedos dos pés para movimentar o material dos ténis o máximo possível

  4. Continua com os ténis e as meias calçadas até que os ténis estejam frescos — isto ajudará a manter o tecido distendido por mais tempo

stretching_your_vans

 

Ferramentas para alargar o calçado

Se já tentaste todos os métodos caseiros e os teus pés ainda precisam de mais algum espaço, podes comprar ferramentas específicas que ajudam a amaciar o material. Um extensor do modelo bola e anel pode ajudar a distender zonas específicas com problemas, e um extensor de calçado bidirecional pode alargar todo o calçado de uma só vez. 

Extensor modelo bola e anel

  1. Encontra a parte do teu calçado que necessita mais ser distendida

  2. Posiciona a bola do extensor do lado de dentro do calçado e o anel do lado de fora

  3. Puxa as alavancas do extensor, até que a bola consiga empurrar o tecido na quantidade desejada

  4. Enrosca as alavancas do extensor com os parafusos integrados para pô-las no lugar certo 

  5. Vais perceber de imediato algum alargamento, mas podes deixar o extensor no calçado durante toda a noite para distender mais

Extensor bidirecional

  1. Põe o extensor dentro dos teus ténis de tecido, com a extremidade do parafuso no calcanhar do calçado

  2. Gira o parafuso até o tecido começar a distender-se

  3. Deixa o sapato sob a ação do extensor durante toda a noite e dá uma volta completa ao parafuso a cada oito horas, conforme a necessidade

Podes encontrar essas ferramentas em lojas online ou mesmo o sapateiro do teu bairro deverá tê-las. As ferramentas para extensão de calçado são óptimas, mas certifica-te de que fazem o seu trabalho de forma lenta e gradual, para não alargares os em demasia..

Depois de teres descoberto o método que funciona melhor para ti, os teus ténis de tecido estarão prontos para percorreres o mundo inteiro! Se a tua preocupação é a sujidade que se pode entranhar nos teus sapatos, lê o nosso guia de como mantê-los limpos e como novos.